Linguagem Gráfica
Prática do desenho e da gravura, a linguagem gráfica se propõem a estudar o funcionamento e a constituição dos elementos específicos da linguagem visual.
Linguagem verbal: palavra, texto (escrita, falada); linguagem visual: desenho , foto... A linguagem verbal(sinais sonoros) começa a se aproximar da linguagem visual que se apresenta por meio de sinais figurativos ou não.
Obs: a escrita é unidimensional, porque transcreve a fala que acontece no tempo, dimensão única.
Linguagem: tudo quanto serve para expressar as ideias, sentimentos, modo de comportamento etc. Pode ser todos sistemas de signos que serve de meio de comunicação entre os indivíduos e pode ser percebidos pelos diversos órgãos do sentido que podem ser distinguidos por linguagem visual, auditiva ou tátil ou uma linguagem simultânea com mais de um elemento.
Signo: é tudo aquilo que está no lugar de alguma coisa, isto é aquilo que representa algo para alguém, levando ao interpretante a uma imagem, que se forma em sua mente.
Na mesa maneira que existe sintaxe verbal as obras de arte organizam suas sintaxes visuais de acordo com leis sintáticas próprias, organizada em sua superfície bidimensional.
As linguagens verbais derivaram das linguagens visuais.
Pictograma: (do latim pictu- pintado + grego caráter letra. É um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de um desenho figurativo
Ideograma: (ideia + caráter + letra) é u símbolo gráfico utilizado para representar uma palavra ou conceito ou um conceito abstrato.
Na escrita ocidental, começou –se a utilizar o pictograma até evoluir para o ideograma.
Linguagem Gráfica e pictórica: a gráfica se observa a presença de linearidade e pictórico apresenta mais manchas de tintas.
Clássico :linear/barroco: pictórico neoclassicismo: linear/ romantismo: pictórico
Renascimento: Michelangelo: linear—Tissiano : pictórico
Representações bidimensionais
Na pintura abstrai-se primeiro a profundidade e a dimensão tempo e