PREPARO PARA EXAME RADIOLÓGICO
Muitas são as variantes recomendadas para preparo de pacientes antes da realização de exames radiológicos gastro-intestinais. Estamos publicando nesta seção o preparo sugerido pelo "Manual de Residentes" do CBR, utilizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1 - Esôfago, Estômago e Duodeno/Delgado
a) O paciente deve se abster totalmente de comer, beber e fumar a partir das 22 horas da véspera do dia do exame, até a conclusão completa do mesmo. Os exames devem ser, preferencialmente marcados nas primeiras horas da manhã.
b) Em casos de urgência e em determinados exames do esôfago ( para estudo de órgãos adjacentes), o critério acima pode ser modificado. Com restrição completa de alimentação pelo espaço de 4 horas, pode ser feito exame do estômago e duodeno. Nesses casos de emergência a marcação sempre deve ser feita orientada pelo radiologista.
2 - Clister ou Enema Opaco (Intestino Grosso)
a) Durante 24 horas que antecedem o exame, o paciente deve ingerir somente líquidos (evitando sucos com grupos ou sopas com pedaços de alimento). São permitidos: caldo de carne, de frango, de lima, de cana, sucos coados de laranja, de cajú, de limão, limonada, laranjada, café, mate, chá, refrigerantes, etc...
b) Tomar 4 colheres das de sopa, na véspera (10hs), de leite de magnésia. Tomar 1 vidro de Laxol ou 30 gramas de óleo de rícino, na véspera do exame, entre 20 e 22 horas. Pode ser ingerido junto a qualquer líquido.
c) Pela manhã pode ingerir líquido em pequena quantidade.
d) Cerca de 3 horas antes do exame, deve ser feita a lavagem intestinal com 2 litros de água pura, fervida e morna (de preferência no serviço de RX). Repetir a lavagem tantas vezes quantas forem necessárias para a água da lavagem sair completamente limpa.
e) Entre 30 a 60 minutos antes do início do exame administrar 1 ml de atropina ou similar com a finalidade de "secar a mucosa do cólon".
f) Em