Design de Interiores e Linguagem Visual
4º semestre - matutino
Elementos da Linguagem Visual
Tamires S. costa
Thayná C. Iaccino
Professor Mestre: Espedito Mangueira
BRASÍLIA - DF
2015
Design de Interiores e Linguagem Visual: do desenho a fotografia
A linguagem visual é espacial e global, o objeto como a imagem fixa que representa, está situado no espaço. Esta linguagem usufrui, essencialmente, das três dimensões espaciais, mesmo na imagem em que a perspectiva cria a ilusão da profundidade.
A percepção visual, são milhares de informações simultâneas, que são transmitidas num "abrir e fechar de olhos" e nem todas as mensagens são analisadas e decodificadas, são numerosas as que são registradas. Esse campo de visão fornece um ponto de vista preciso, o qual influencia a sua percepção subjetiva do mundo visível.
A estrutura do olho permite estabelecer relações significativas entre elementos visuais que realçar aquele ponto e foca a sua atenção sobre um elemento, que de certo modo são colocados “fora da ideia e / ou foco".
Então quando projetamos algo, o conteúdo visual da comunicação é composto por uma série de elementos visuais, esses elementos constituem a substância básica daquilo que vemos. São vários pontos de vista a partir dos quais podemos analisar qualquer manifestação visual. Um dos mais importantes é saber distribuir esses elementos de maneira que possamos melhor compreender o todo.
Se fossemos refletir sobre o que é preciso para se formar uma linguagem visual poderíamos ter como resposta basicamente: ponto, linha, plano, volume e cor, tão poucos elementos, e que nem sempre se apresentam em conjunto, e forma toda a expressão visual na arte e no design na mais imensa variedade de técnicas e estilos. A linguagem visual constitui a base da criação do design. Existem princípios, fundamentos ou conceitos, com relação à organização visual que podem resolver situações problemáticas na realização de um projeto.
Sempre que alguma coisa é feita, esboçada,