comportamento do consumidor
1 INTRODUÇÃO
2 APRENDIZAGEM
2.1 Teorias da Aprendizagem
2.1.1 Teorias Behavioristas
2.1.1.1 Condicionamento Clássico
2.1.1.2 Condicionamento Instrumental
2.1.2 Teoria Cognitiva
2.2 Aprendizagem Observacional
3 MEMÓRIA
3.1 Sistemas de Memória
3.1.1 Memória Sensorial
3.1.2 Memória de Curto prazo
3.1.3 Memória de Longo prazo
3.2 Memória Esquemática
4 CONCLUSÃO
REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
Há varias definições para o comportamento do consumidor. Na ótica de Solomon (2002), trata-se de um estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.
De acordo com Blackwell (2008), o comportamento do consumidor é definido como as atividades com que as pessoas se ocupam quando obtêm, consomem e dispõem de produtos e serviços. Um consumidor pode comprar, usar e/ou dispor de um produto, mas essas funções podem ser desempenhadas por pessoas diferentes. Além disso, podemos considerar os consumidores como atores que precisam de diferentes produtos para ajudá-los a representar seus vários papeis.
O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Nesse trabalho abordaremos justamente o estudo desse comportamento.
2. APRENDIZAGEM
A aprendizagem se dá por meio das mudanças no comportamento das pessoas em decorrência de suas experiências. Isto, por que existe o entendimento entre os psicólogos que a estudam, de que grande parte do comportamento humano é aprendida.
A aprendizagem nasce da influência mútua entre impulsos, estímulos, sinais, respostas e reforços. Então para melhor entendimento de como estes elementos interagem, veja a ilustração abaixo.
“Suponha que um consumidor tenha comprado um computador da Dell. Se a experiência for recompensadora, sua resposta a computadores e à Dell será