Eleições
1. Tema 2. Problema 3. Objetivos 4. Apresentação 5. Justificativa 6. Metodologia 7. Lista de fontes 8. Fundamentação teórica 9. Referências bibliográficas
Tema: Eleição Municipal de 1976 da cidade de Jacobina – BA
Problema: Quais as razões para tanta conturbação na eleição jacobinense de 1976?
Objetivos:
* Analisar o processo político da sociedade jacobinense e as conturbações relativas às eleições de 1976. * Apresentar as rivalidades partidárias e os conflitos decorridos destas. * Relatar as influências do coronelismo na política jacobinense. * Relacionar o conceito de democracia da época com o regime de governo vigente.
Apresentação:
O presente trabalho será introduzido com o simples questionamento: O que é eleição? Em resposta a essa pergunta pode-se afirmar que eleição consiste em todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores. O processo eleitoral pode ser basicamente dividido em dois modelos: 1) Eleição direta: aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos são eleitos diretamente pelo povo. Este é o modelo utilizado na democracia representativa. Este também é o modelo utilizado atualmente no Brasil. 2) Eleição indireta: aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes.
“As eleições no Brasil são um espaço para a prática coletiva da cidadania, onde se solidifica a cultura da participação