Eleições
1º) O que é Política?
Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
2º) Qual é o poder do voto?
O voto é o mais poderoso instrumento da sociedade, no Regime Democrático. Pelo voto, elegemos nossos representantes e temos, não só o direito, mas o dever de cobrar deles as melhorias de que necessitamos.
3º) O que é o voto consciente?
O voto consciente é aquele que é direcionado ao candidato ou à candidata que julgamos ser o(a) melhor para governar e legislar em prol de todos os votantes. O eleitor vota de acordo com sua opinião sem ser influenciado por pesquisas ou dinheiro.
4º) Sobre “voto do cabresto” na primeira república do Brasil.
O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo. A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos por ele indicados. O coronel também utilizava outros recursos para conseguir seus objetivos políticos, tais como compra de voto, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.