Eleição Papal
Progressista: Que, ou pessoa que tem ideias políticas e sociais avançadas. / Favorável ao progresso; que não é conservador ou reacionário.
Conservador: Que ou o que conserva. / Que ou quem é partidário da manutenção da ordem social e política estabelecida: partido conservador.
Significado dos Termos Dentro da Igreja
# Igreja Progressista: Quando se fala em educação progressista, ou igreja ou partido progressista, significa um novo pensar sobre como as coisas vem sendo feita. Como tudo se transforma, e essas instituições tendem a permanecer retrógradas, com os mesmos costumes e ideais. Assim toda pessoa ou pensamento inovador é considerado como ameaça: são as ideias progressistas, seja em que ramo for da vida. Uma igreja progressista busca se adequar aos novos tempos e as novas dificuldades impostas pela vida.
# Igreja Conservadora: Na teoria, ser conservador é manter padrões mais antigos e morais. É uma igreja com um pensamento menos globalizado, mais antigo e rígido na maioria das vezes. Mas, na prática, não é necessariamente assim. Já houve períodos de “revolução” que em certos momentos a igreja passou de conservadora para progressista e vice versa.
# Principal diferença: A diferença mais relevante para a igreja entre ela ser Conservadora e Progressista, é que, ela tem somente estes dois caminhos. Seja se modernizar se adequando as condições e necessidades da sua própria religião e da sociedade cristã ou seguir os passos já dados pelos antigos “chefes” da igreja e continuar sendo uma instituição conservadora, ou seja, se modificações.
Jesuítas
Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros