MACS - Eleição Papal
Índice
Contextualização Histórica – 1
Aplicação do Método – 3
Algo Caricato – 4
Conclave
O conclave é um ritual praticamente inalterado há mais de oito séculos e foi o Papa Gregório X que, pela primeira vez utilizou esta palavra (conclave) em 1274 e instituiu a base dos atuais conclaves. Isto deveu-se à muito demorada sucessão do Papa Clemente IV, que demorou um ano e meio.
Como se processa?
1º - Quando o Papa morre, o camerlengo (cardeal que assume a igreja interinamente) cumpre um ritual e anuncia oficialmente o falecimento, sem nunca se proceder a uma autópsia.
2º - O conclave começa 18 dias após a morte do papa. Os cardeais reúnem-se num edifício ao lado da Basílica de São Pedro e recebem um livro que contém parte da vida e da obra de cada um dos cardeais presentes que se encontravam aptos a ser eleitos para o trono de São Pedro.
3º - A eleição é na Capela Sistina. Cada cardeal indica o colega que quer como papa e coloca o voto (secreto) num cálice. Não é normal que um Papa seja escolhido logo devido às condições necessárias: mais de dois terços dos votos. Apenas são autorizadas duas votações por dia.
4º - No fim de cada ronda, os votos são contados e queimados
5º - Quando um cardeal atinge mais de dois terços o camerlengo pergunta ao vitorioso se ele aceita ser papa e qual nome deseja usar. Depois, o camerlengo vai ao balcão de pregações na Basílica de São Pedro e diz a famosa frase: “Habemus papam”
Último Conclave
O mais recente conclave aconteceu este ano de onde saiu vitorioso o Cardeal ( Ordem dos Franciscanos) Jorge Mario Bergoglio sucedendo Joseph Aloisius Ratzinger. O Cardeal Bergoglio escolheu como seu nome papal Francisco.
Foram precisas 6 votações, entre os 117 Cardeais com direito a voto, para se chegar a um consenso.
Aplicação do Método
O papa é eleito por maioria qualificada, ou seja, são necessários mais de 2/3 dos votos e se tal