Eleição de 1989 e brasil neoliberalista
Apresentação
O presente trabalho é sobre as eleições de 1989 e a entrada do Brasil no neoliberalismo, mais concretamente iremos abordar desde a ditadura militar ate o governo de Fernando Henrique Cardoso, já que para entender a eleição presidencial de 1989 é preciso retroceder ate a época da ditadura e a entrada do Brasil no neoliberalismo segue uma ordem cronológica com o primeiro tema que é a eleição de 1989.
Esse trabalho tem como objetivo esmiuçar sobre os temas descritos acima e tirar quaisquer duvida sobre essa época da nossa historia.
O trabalho está organizado em 2 capítulos. No capitulo 1, será abordado às eleições de 1989, que iremos desde época a ditadura militar ate as eleição presidencial de 1989, houve a necessidade de regresso cronológico até a época da ditadura militar para que possamos entender e compreender melhor o porquê que a eleição de 1989 foi uma data tão importante para o nosso país. No segundo capitulo, iremos abordar o que é o neoliberalismo e a entrada o Brasil nesse sistema neoliberal.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com informações adquiridas pela internet.
Capitulo 01
A Ditadura Militar
Ditadura militar no Brasil foi o regime autoritário que governou o país de 1º de abril de 1964 quando as forças armadas do Brasil tomaram o governo do presidente João Goulart com um golpe, e teve fim até 15 de março de 1985 quando José Sarney assumiu a presidência da republica. A revolta militar foi promovida por Magalhães Pinto, governador de Minas Gerais, Adhemar de Barros, governador de São Paulo e Carlos Lacerda, governador de Rio de Janeiro. O regime militar brasileiro foi inspirado em outros regimes militares da America Latina, sistematizando a "Doutrina de Segurança Nacional", que justificava ações militares como forma de proteger o "interesse da segurança nacional em tempos de crise.
As Forças Armadas brasileiras conseguiram um grande poder