Qual o retrato do brasil conteporaneo
Para entendermos o verdadeiro retrato do Brasil contemporâneo, precisamos compreender alguns acontecimentos que nos levaram ate ele.
Para nos ajudar nessa compreensão de tais acontecimentos precisamos voltar a 1983 com o movimento ‘Diretas Já’. O povo que já não aguentava mais a ditadura no Brasil (dentre o povo personalidades como Lula, Eduardo Suplicy, Fernando Henrique Cardoso, Enéas, Tancredo Neves, entre outros..), foi as ruas reivindicar seu direito de votar diretamente para presidente da Republica , e apesar dos esforços , o resultado foi uma eleição indireta de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral (Tancredo que morre subitamente e quem assume seu cargo é seu vice José Sarney) e a aprovação de uma Assembleia Constituinte em 85. Tudo graças a péssima tradição que o Brasil tem do comando do estado reprimir toda vez que uma força organizada de baixo se apresenta. Porém em 1989 finalmente conseguimos realizar as eleições diretas para Presidente da Republica, encerrando finalmente a ditadura militar no país. Podemos ai começar a analisar o Brasil Contemporaneo . Foram muitos os candidatos para essa eleição, entre eles Leonel Brizola, Paulo Maluf, Mario Covas, Fernando Gabeira ,entre outros, mas a disputa foi para segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor.
Fernando Collor que era candidato de um partido pequeno(PRN), dentre tantos candidatos ele não era cotado a vencer , porem nessa época grande parte do mundo viva um momento neoliberalista, que em suma, eh uma doutrina que visa privilegiar somente o individuo, tirando sempre o Estado do comando de tudo, o neoliberalismo visa nos tratar como meros consumidores e não como cidadãos. Nessa época em que ocorria as eleições de 89, o Brasil vinha sendo pressionado por diversas forças (inclusive o FMI), para adotar esse sistema neoliberal, e precisava de alguém para aplicar esse modelo no Brasil.
O líder das pesquisas era Brizola, que era