Elasticidade
DEFINIÇÃO ELASTICIDADE...................................................................................... 4
ELASTICIDADE DE PREÇO....................................................................................... 5
ELASTICIDADE DA OFERTA..................................................................................... 6
ELASTICIDADE DA DEMANDA.................................................................................. 7
ELASTICIDADE RENDA DA DEMANDA.................................................................... 8
ELASTICIDADES POSITIVA E NEGATIVA E TIPOS DE BENS................................ 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 10
ELASTICIDADE
“Elasticidade é a alteração de preços devido à demanda.” (Peter Gordon Trew)
É uma forma em que os economistas encontram para administrar o mercado, mantendo-o em equilíbrio, medindo as variáveis, que são os preços, a quantidade da demanda, a oferta, a procura de bens, a renda dos indivíduos enfim, procura manter em equilíbrio a economia, o mercado, através da medição dessas variáveis.
A Elasticidade possibilita não só para a administração pública como para as empresas, que é de suma importância para a previsão de vendas, a medição das variáveis permite a empresa obtenha estimativa da reação dos consumidores, com base em alterações de preços da empresa, concorrentes e renda.
Pode-se dizer então que é uma estratégia para administrar e manter em equilíbrio o mercado, possibilitando controle e crescimento econômico.
ELASTICIDADE DE PREÇO
Acontecem variações devido à medição da oferta e procura dos produtos pelos consumidores, tendo assim variações de preços.
O produtor ou vendedor deve estar atento à elasticidade de preço, conforme o aumento de preço a demanda cai, se o preço cai certamente aumentarão as vendas.
A demanda pode ser elástica ou inelástica, produtos de luxo, que podem ser