Elasticidade
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gilliane Costa Pereira – AD08114-49
São Luís – MA
2011
Elasticidade A elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade dos consumidores em relação a uma variação no preço de um bem ou serviço. O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte de tempo. Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.
Elasticidade-preço cruzada da demanda é a variação percentual da quantidade demandada do bem, dada uma variação percentual no preço de outro bem.
Classificando bens com a elasticidade-preço da demanda:
1. ELÁSTICOS
Os consumidores são bastante sensíveis a variações no preço. Ou seja, se a elasticidade-preço do bem for maior que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é elástica. A variação percentual na quantidade excede a variação percentual no preço.
* Elasticidade e Bens Substitutos
A elasticidade-preço da demanda para um bem em particular é influenciada pela disponibilidade ou não de bens substitutos. Quanto mais bens substitutos estiverem disponíveis mais elástica é a demanda, se não há bens substitutos a demanda é inelástica.
2. INELÁSTICOS
Indica que a variação percentual na quantidade demandada é menor que a variação percentual no preço. Em outras palavras, a elevação no preço provoca redução na quantidade demandada relativamente menor que a elevação no preço. Interpreta-se como a sensibilidade relativamente baixa da demanda em relação ao preço.
3. ELASTICAMENTE UNITÁRIOS
Se a elasticidade-preço do bem for igual a 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é de elasticidade neutra. A