Elaboração de um estudo de caso psicodinâmico
Introdução
O presente trabalho foi desenvolvido no ambito da unidade curricular Introdução aos Modelos e Métodos de Intervenção Pscicológica I. O objectivo do trabalho foi possibilitar uma mellhor aquisição dos conseitos básicos acerca da Terapia Psicodinâmica e aplicar esses conceitos a um caso real. De modo a atingir este objectivo, realizámos a análise de um caso clássico de Freud, “O caso de Schreber”. O nosso trabalho encontra-se assim organizado em duas partes. Na primiera parte é apresentada uma descriçaõ do caso, a qual inclui a anamnese de Schreber ( história de vida do paciente e história clínica), a descrição do problema e principais sintomas e o diagnóstico (diagnóstico segundo o DSM-IV-TR e o diagnóstico psicodinâmico). A segunda e última parte, consiste numa proposta de intervenção.
Sendo este um caso pós-mortem, a anamnese não foi elaborada atráves de uma entrevista, como tradicionalmente, mas sim mediante a consulta de dados biográficos acerca do mesmo. Concluimos este trabalho com uma discusão acerca dos principais aspectos observados durante a execusão do mesmo e com uma análise dos principais contributos deste para nossa formação académica.
Parte I: Descrição do caso
1.1– Anamnese
Dados de Identificação:
História familiar
Antecedentes:
Nascido no seio de uma família burguesa protestante, abastada e culta. Muitos dos seus antepassados deixaram obra escrita sobre Direito, Economia, Pedagogia e Ciências Naturais, onde são recorrentes as preocupações com a moralidade e o bem da humanidade (Schreber, 1984).
Pai:
O seu pai, Daniel Gottlieb Moritz Schreber, era o patriarca da família tendo um papel central na vida de Schreber. Este era um ilustre médico ortopedista na Alemanha e professor da Universidade de Leipzig. Extremamente rígido e moralista acreditava que seu trabalho contribuiria para aperfeiçoar o Homem. Em 1859