bolinhas
Os conceitos referentes à “Dinâmica de Grupo” permite situar seu real objetivo, desmitificando, assim, a idéia de que esta prática é sinônimo de brincadeira e/ou entretenimento, como imaginada por algumas pessoas.
Essa diferenciação necessária, especialmente porque a “Dinâmica de Grupo” exige princípios básicos de fundamental importância. São eles:
* Ambiente – local que favoreça a comunicação face à face; comodidade; possibilidade de participação; espontaneidade e cooperação de todos os membros do grupo.
* Redução de Temores – relação aberta entre os membros do grupo, onde todos sintam confiança ao expor opiniões e comunicar experiências.
* Liderança Democrática – o trabalho deve ser conduzido de forma que todos os integrantes desenvolvam suas capacidades sem que alguém ordene o que todos têm
* Objetivos Definidos – os objetivos devem ser definidos coletivamente, evitando-se, assim, “eu fiz, eu planejei, eu consegui”. Mas “nós fizemos, nos planejamos, nós conseguimos”. Isto permitirá a identificação de todos com os fins do grupo.
* Flexibilidade – se a necessidade do grupo assim determinar, os objetivos podem variar em sua meta final e na forma de chegar a esta adaptação.
* Consenso – programar ações e tomar decisões coletivamente, em consenso grupal, sem interesses individuais ou de subgrupos.
* Compreensão do Processo – observar a atuação de cada pessoa; solicitar “feedback”; evitar julgamentos, juízo de valores, etc. Para que se adquira maior
* Avaliação contínua – revisar constantemente a execução das ações propostas e consecução das metas a curto e longo prazos, para não perder de vista os objetivos a alcançar e realizar possíveis modificações.
Considera-se importante, também, explicar o conceito de “Técnicas de Dinâmicas de Grupo” utilizado. A palavra “Técnica” significa uma seqüência de etapas necessárias à elaboração de um método de trabalho. São formas de executar a