EJA - A visão do mundo dos alunos
Todos os alunos de EJA, já carregam consigo uma bagagem satisfatória, pois els já atibuem sentido as coisas e eles já sabem como lidar com determinadas situações
Os alunos e alunas de EJA trazem uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional. Podemos dizer que eles trazem uma noção de mundo mais relacionada ao ver e ao fazer, uma visão de mundo apoiada numa adesão espontânea e imediata às coisas que vê. Ao escolher o caminho da escola, a interrogação passa a acompanhar o ver desse aluno, deixando-o preparado para olhar. Aberto à aprendizagem, eles vêm para a sala de aula com um olhar que é, por um lado, um olhar receptivo, sensível, e, por outro, é um olhar ativo: olhar curioso, explorador, olhar que investiga, olhar que pensa.
Durante muito tempo, a psicologia esteve centrada nos processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois compreendia que o desenvolvimento terminava com o fim da adolescência e que esta etapa representava o auge do desenvolvimento humano. Entendia-se que na idadeadulta as pessoas se estabilizavam e na velhice se deterioravam.
Estudos recentes contrariam esta concepção porque indicam que o desenvolvimento psicológico é um processo que dura toda a vida e que a idade adulta é rica em transformações. Os adultos possuem mais experiência que os adolescentes e podem ter acumulado uma maior quantidade de conhecimentos. Talvez sejam menos rápidos, mas podem oferecer uma visão mais ampla, julgar melhor os prós e os contras de uma situação e ter boa dose de criatividade.
O FAZER é constitutivo das vidas dos educandos de EJA, e, nessa perspectiva, seus saberes foram construídos por meio de práticas sociais ligadas ao VER, criasse então a interrogação de mundo nestes jovens e adultos na EJA, através da vivência e do aprendizado em sala de aula, contribuindo para que o VER do educando seja instigado para o