TRABALHOS FEITOS
A Educação de Jovens e Adultos possibilita aos indivíduos maiores de quinze anos, que não tiveram acesso à educação na idade devida, pessoas que por diversos motivos não conseguiram ingressar nos estudos. A educação de adultos chega ao Brasil com os padres jesuítas em 1549, com o objetivo de catequizar e instruir nativos e colonizadores. Mas sabe-se que, a Educação de Jovens e Adultos - EJA só teve inicio de fato na década de 60, com o revolucionário método criado por Paulo Freire. Antes existia uma pedagogia, uma educação, mas, não voltada para o crescimento do individuo como um ser critico, autônomo, reflexivo.
Os conhecimentos destes seres humanos não eram valorizados em todos os aspectos como: intelectual, critico, social; como também em relação a construção do conhecimento do individuo como todo. Infelizmente ainda é muito presente em muitas escolas públicas fatores como estes acontecerem, em especial na educação da EJA, pois, o ensino oferecido aos indivíduos desta modalidade de ensino não da ênfase a metodologia e sim aos conteúdos. É um ensino sem sentido para o aluno, pois está desvinculado de sua realidade, neste sentido o aluno é caracterizado como ser passivo, pois, não é levado o mesmo a problematizar e nem a questionar, entre outros.
Conforme citado acima, é um tipo de educação mais voltada para alienação do ser humano, sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento pleno do sujeito como pessoa humana, hoje infelizmente ainda é muito presente esta forma de educação em muitas escolas do nosso país.
Entende-se que o principal motivo que leva o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a evasão está relacionado a diversos fatores, como por exemplo: problemas socioeconômicos; ausência de currículos adaptados de acordo com a realidade dos educandos; professores mal preparados; material didático defasado; falta de motivação por parte dos educadores em relação ao aprendizado seus dos alunos; fracasso escolar; entre outros.