eja jovens e adultos
A OBESIDADE COMO OBJETO COMPLEXO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICO-CONCEITUAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Corumbá
2013
A OBESIDADE COMO OBJETO COMPLEXO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICO-CONCEITUAL
Os autores abordam a obesidade de uma forma diferente das aulas de fisiologia presentes em faculdades tradicionais. Elencando não apenas conceitos já determinados, mas, fazendo associações com fatores que determinam essa obesidade. Em se tratando de tamanha complexidade, o texto nos oferece uma construção de sentidos atribuídos a agravos em nossa cultura contemporânea em que sua temática vai além do simples significado da palavra, mas, uma sustentação teórica para a complexidade, com fundamentos, conceitos que representa uma forma de transcender a realidade. Partindo para uma “viagem” filosófica o artigo nos apresenta a capacidade do ser humano em lidar com seu potencial de ação, acarretando assim possibilidades de transformações dentro de uma esfera social positiva, onde o ser é capaz de flexibilizar definições, transpor as barreiras, construir idéias operacionais entre outras coisas. Dando sequencia ao solicitado, citaremos alguns aspectos positivos e negativos construído ao decorrer da leitura do texto, em partes, não há oposição ao autor, pois se trata de uma abordagem própria com associações filosóficas. Sendo assim, colocamos alguns tópicos em exposição no texto.
Aspectos positivos abordados no texto:
Desde o principio fica evidente a discussão do ser como um ser uno, ou seja, o autor não quebra a dicotomia do corpo/mente. Ficando assim mais fácil a análise filosófica.
O autor nos apresenta a obesidade não apenas como um fator social, ou seja, há obesos de todas as classes, pois a obesidade não se trata apenas na quantidade do alimento, mas, na qualidade do mesmo.
Trata-se do método de correção dos hábitos alimentares, onde a pessoa tem seu próprio estilo de vida, seguindo normas de dietas,