china
O que são?
São organismos vivos modificados em laboratórios, acontecendo a alteração do código genético com a introdução de uma ou mais sequências de genes (DNA), derivados de uma outra espécie sexualmente não compatíveis. Quando fragmentos de DNA de uma espécie são inseridos em outro DNA de uma espécie não compatível, essa DNA inserido terá de conferir-lhe uma "nova" característica ou fazer com que essa espécie produza "novas" proteínas.
Desenvolvimentos da técnica:
1) É usado um vector que pode ser um bacteriófago (vírus que infetam bactérias) ou um plasmídeo (pequenas moléculas circulares de DNA, capazes de se replicarem independentemente do DNA cromossômico).
2) O DNA desse vector é isolado.
3) Essa cadeia de DNA é replicada através de técnicas avançadas de Biotecnologia.
4) Dessas cadeias é retirado um determinado gene sem "interesse" e coloca-se em seu lugar o gene desejado para que o “ser à alterar”, realize uma determinada função.
5) Os vectores já alterados são introduzidos nas células do “ser à alterar” e essas células vão ser colocadas num meio de cultura.
6) e 7) Várias plântulas (embriões vegetais) são obtidas, que se irão desenvolver originando plantas transgénicas adultas com capacidade reprodutoras.
OBSERVE NA IMAGEM À SEGUIR COMO É FEITO:
Prós e contras dos transgênicos:
Prós:
O alimento modificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através das plantas modificadas geneticamente para produzirem vacinas ou iogurtes fermentados, que estimulem o sistema imunológico.
O uso de transgénicos pode reduzir o uso dos agro tóxicos mais prejudiciais e a produção prejudicará menos o meio ambiente.
As plantas modificadas podem adquirir resistência ao ataque de insetos, de pragas e à seca.
Através da resistência obtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças, aumentando, assim, a produtividade agrícola.
Aumento da produção de alimentos, que pode até, reduzir o problema da fome.