EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - SOCIOLOGIA
2014
Educação de Jovens e Adultos no Brasil
1. Introdução
Ao se falarmos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, nos reportamos ao MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que surgiu na época do Regime Militar que tinha como objetivo erradicar o analfabetismo no Brasil. Hoje o EJA tenta cumprir o mesmo papel, mas em situação de diferente contexto, onde maioria da população já esteve na Educação Básica , e por motivos reprovação, evasão escolar, desmotivação e ingresso precoce no mundo do trabalho levaram esses alunos a abandonar os estudos. A falta de políticas públicas e investimentos no setor educacional contribuiram para o analfabetismo mudar o perfil dos freqüentadores, os analfabetos absoluto, que nunca foram a escola , são as minorias, a grande partes dos alunos , passaram pela escola , mas tiveram uma passagem breve, mal sucedida e com poucas aprendizagem relevantes. Hoje procuram o EJA na busca de uma a certificação de escolaridade para o mercado de trabalho e não dá base para o acesso a ensino superior.
O EJA destina a pessoa com faixa etária que não se adéqua mais ao ensino fundamental e Ensino Médio,ou seja, pessoas acima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, que no momento de vulnerabilidade, enfrentam problemas como a pobreza extrema, o uso de drogas, a exploração juvenil e a violência; também tem o trabalho com a finalidade de complementação da renda familiar e a gravidez precoce por parte do sexo feminino com a chegada do primeiro filho.
No EJA deparamos com profissionais despreparados, que não investem na sua formação profissional por acharem que não estão sendo valorizados, por causa de seus baixos salários, ficam desmotivados, em conseqüência o ensino se torna deficiente.
2. Análise do programa de Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Sociologia