Egito, Mesopotâmia e Hebreus
IFBA – Campus Jequié
Historia – André Luis
10/06/2014
Eletromecânica, Integrada – 211
Letícia Barbosa de Oliveira n°29 leticia.barbosa.oliveira@gmail.com Semelhanças
Religiões Politeístas
Habitavam o Crescente Fértil, próximos a rios que garantiam seu Sustento.
Economia e Modo de Produção Asiático
Sistemas de Irrigação e Grandes Construções
Diferenças
No Egito há mobilidade social para os Escribas. As principais construções são as Pirâmides. Eles adoravam deuses Antropozoomórficos e acreditavam na vida após a morte. Faraós (governante é o Deus vivo). Escrita por Hieróglifos. São considerados civilização, pois constituem o mesmo povo.
Na Mesopotâmia não há mobilidade social. As principais construções são zigurantes. Adoravam deuses Antropomórficos e não acreditavam na vida após a morte. Escrita Cuneiforme. São considerados civilização, pois os povos que sucedem e conquistam a região não destroem a cultura do povo anterior, só a política.
A historia do Egito é dividida em quatro períodos
1. Período Arcaico (3200 a 2800 a.C.) - Marcado pela unificação do baixo e alto Egito. Surge a figura do faraó, um soberano de poderes absolutos, considerado um deus na Terra.
2. Antigo império (2800 a 2100 a.C.) – Período de esplendor máximo do poder real do faraó e marcado pela construção das famosas pirâmides.
3. Médio império (2100 a 1580 a.C.) – Momento da invasão dos hicsos, com seus cavalos conseguiram subjugar os egípcios na região do delta Nilo.
4. Novo império (1580 a 30 a.C.) – Com a expulsão dos hicsos, os egípcios passaram a se preocupar mais com sua defesa. Para isso os faros partem para uma ofensiva na Núbia e Oriente Médio. Como resultado os egípcios se expuseram e atraíram diversos inimigos, sendo invadidos pelos Assírios, Persas, Gregos e Romanos.
Povos mesopotâmicos
Sumérios (4000 a 1900 a.C.)
Babilônicos (1900 a 1200 a.C.)