Localização Geográfica do Egito, Mesopotâmia, Fenícios, Hebreus e Persas
Egípcia: A Civilização Egípcia se desenvolveu a nordeste do continente africano, ao longo do grande rio Nilo que nasce no lago Vitória (África oriental) e corta as terras do Egito até desaguar no mar Mediterrâneo.
Limites do Egito são:
Ao norte o mar Mediterrâneo, ao sul as cataratas do Nilo no atual Sudão. A leste o mar Vermelho e a oeste o deserto da Líbia.
As terras eram divididas em alto e baixo Egito.
O alto Egito era o sul, onde as terras férteis são apenas as margens do Nilo e o deserto fica muito perto, assustando e maltratando o povo e os animais com seu vento cruel.
O baixo Egito era o norte, onde no delta do rio a vegetação era luxuriante e a caça e a pesca abundantes.
O Egito está localizado no Continente Africano, no mapa Mundi abaixo, o território egípcio está marcado com um pequeno quadrado. Mais precisamente, o Egito está localizado na porção nordeste da África, tendo como fronteiras:
.
Norte: Mar Mediterrâneo
Sul: Sudão
Leste: Mar Vermelho
Oeste: Líbia e também o Deserto do Saara O Rio Nilo atravessa o Egito de Norte a Sul.
Mesopotâmia: que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates e Tigre e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque. Fenícios: território habitado pelos fenícios era uma pequena faixa de terra limitada ao norte pelo golfo de Issus situado alem do rio Eleutero (hoje Nahr-el-Kebir), ao sul pelo monte Carmelo, a leste pelo Mediterrâneo e a oeste pela cadeia do Libano.
Esta última, cujo nome significa branco, forma uma muralha de difícilacesso com altitudes que vão, em alguns pontos, além dos três mil metros. Seus prolongamentos atingem o próprio litoral, e aí terminam abruptamente dividindo a pequena Fenícia em setores isolados, tomando a via marítima quase o único meio de comunicação interna. Esta configuração é uma das razões