Fichamento
PEM de História
Tema: A Origem do Homem Americano
Nome: Daniel de Barros Gomes
Número: 07 Série: 1ºEM B
O Egito Antigo
O Egito se desenvolveu nas margens do rio Nilo, na África. Foi uma nação muito poderosa, pois estava isolada pelo deserto do Saara, poucos povos conseguiram chegar ao Egito. O Egito foi dividido em dois, o Alto Egito, onde ficava o Vale cercado por área desertas e o Baixo Egito, onde ficava o Delta, que era onde o Nilo se dividia em vários canais e desaguava no Mar Mediterrâneo. No verão, as chuvas provocavam enchente por todo o Nilo e fertilizava o solo com húmus, permitindo a prática da agricultura nas margens. Já no inverno, chegava a seca, mas os egípcios construíram canais de irrigação para aumentar as áreas férteis, diques para controlar as enchentes e reservatórios para reter a água e usá-la na seca. Com tudo isso, as duas regiões tiveram suas necessidades supridas, e o Nilo foi a peça chave entre as duas regiões (Alto e Baixo Egito).
As Funções do Faraó
Para unir os dois Egitos, foi criado o faraó, que detinha todo o poder, ele possuía várias funções diferentes como:
A Função Religiosa: era considerado filho dos deuses e era adorado por todo o seu povo.
A Função Militar: sendo poucas vezes chefes de guerra, os faraós coodernavam a estrutura do exército para o sucesso na defesa do Egito.
A Função Administrativa: para administrar o Egito, o faraó possuía uma grande equipe, como os escribas que sabiam escrever e faziam de tudo um pouco. O faraó administrava por si a construção de diques, por exemplo, o controle dos armazéns e a rotina de seu povo.
A Função Jurídica: era o juiz do Egito também, condenava e absolvia pessoas, pois era o Senhor das Duas Coroas.
Os Períodos do Egito Antigo
O Egito teve seis períodos, entre 3100-30 a. C., quando Roma dominou os egípcios. Nesse período trinta e duas dinastias passaram pelo Egito.
Período Arcaico: o período entre a unificação das duas terras e a criação