Eficácia da informação
Os critérios de eficácia da informação tem sido desde sempre derivado da perspectiva humana. Melhor falando, enquanto a tecnologia é usada abundantemente a eficácia de seu uso é colocada em termos humanos.
Durante muito tempo, os principais critérios para se enfocar a eficácia foi a relevância e a utilidade da informação, com o passar do tempo foram surgindo novos critérios para avaliar essa eficácia como seletividade, veracidade, síntese ou impacto da informação. Com isso a eficácia ganhou o sentido de que a informação será eficaz se contribuir para um resultado positivo a quem utilizá-la, como por exemplo auxiliar na tomada de decisão.
Hoje em dia se tem uma quantidade enorme de publicações, e apenas uma pequena parte dessas publicações são realmente utilizadas e consideradas de alta qualidade e isso é um problema. Para que se tenha mais controle é necessário a revisão dos antigos critérios de avaliação da informação no sentido de que as publicações devem ser feitas apenas para atender as necessidades, tendo elas claramente os novos conceitos de eficácia.
Uma ferramenta muito importante para a informação, são os sistemas de busca. Esses sistemas de busca deveriam ter uma avaliação mais firme em relação a eficácia das publicações que oferecem, isso é algo muito importante para que não acabem entrando em obsolescência pois essa avaliação vai atender a necessidade que o usuário tem de querer algo eficaz.
“É, ao contrário, dependente da situação do usuário e da natureza de seu problema, o que vai determinar que aspectos da eficácia influenciam o julgamento do sistema como um todo.” (Schwuchow, 1990, p. 59)
REFERÊNCIAS
PAIM, I, e Nehmy, R.M.Q. A descontrução do conceito "Qualidade" da Informação. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 1, p. 36-45, jan./abr.