Eficiência relativa de bancos brasileiros: análise por envoltória de dados (DEA)
Eficiência relativa de bancos brasileiros: análise por envoltória de dados (DEA)
Projeto de Dissertação a ser submetido à Comissão Avaliadora do processo seletivo de candidatos ao Curso de Mestrado do PPGAO – FEARP USP.
Ribeirão Preto
Abril de 2013
1
TÍTULO DO PROJETO
Eficiência relativa de bancos brasileiros: análise por envoltória de dados (DEA)
RESUMO
As instituições financeiras são importantes agentes para o desenvolvimento de uma comunidade. Entender as variáveis de sua eficiência é um enorme passo para melhorar sua gestão e estratégia.
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a eficiência relativa entre os bancos brasileiros por meio da utilização da metodologia de envoltória de dados (DEA).
Para isso serão utilizadas informações financeiras fornecidas pelo Banco Central do
Brasil (BACEN) relativo a 178 instituições financeiras. Será feita uma abordagem inicial sobre o conceito de eficiência sob a ótica de instituições financeiras e em seguida realizar-se-á os passos para determinação das variáveis de input e output.
Se espera neste estudo encontrar os bancos pertencentes à fronteira eficiente e a eficiência dos demais. Ademais a contribuição deste trabalho está na conclusão mais atual em relação aos trabalhos já realizados, considerando as mudanças econômicas ocorridas em 2012.
PALAVRAS-CHAVE: Eficiência, Análise por Envoltória de Dados, DEA,
Bancos, Desempenho.
2
INTRODUÇÃO
Introdução ao Setor Bancário Brasileiro
Ao se analisar, historicamente, o setor bancário brasileiro, percebem-se alterações significativas em determinados períodos, provocadas por mudanças na economia brasileira. A cada alteração realizada o sistema bancário vê-se obrigado a buscar alternativas de sobrevivência, causando desta forma, mudanças estruturais nas instituições. Com a implementação do plano real como medida do governo de contenção da inflação, em 1994, os bancos perderam uma de suas maiores fontes de renda: os ganhos com floating que