Capitulo 2 empreendedorismo
José Carlos Dornelas trata sobre novas iniciativas em negócios no segundo capítulo da obra Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios, o processo empreendedor.
Neste capítulo ele fala sobre a revolução do empreendedorismo, demonstra que o avanço tecnológico tem sido um grande precursor para a necessidade do aumento de empreendedores, se fazendo necessária a formalização de conhecimentos que antes, eram apenas obtidos empiricamente. São ingrediente poderosos como bom planejamento, ideias inovadoras, e uma equipe competente somados ao combustível indispensável, o capital, podem, em um curto espaço de tempo, gerar grandes negócios, o que era raro há algum tempo.
Quanto à educação empreendedora, os exemplos de sucesso empreendedor têm sido muito mais contínuos, levando em conta que o empreendedorismo tem se difundido rapidamente como disciplina, opção profissional e principalmente como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Analisando a atual situação dos Estados Unidos, é dado como exemplo para a centralização do crescente número de países no empreendedorismo, onde o dinamismo empresarial e o crescimento econômico, as baixas taxas de inflação e o baixo nível de desemprego. Issonos leva a um único fim em que o empreendedorismo é a ferramenta alavancadora para o crescimento econômico, dona da crescente geração de emprego e movimentação de recursos. Esses fatores induziu um grupo de pesquisadores a organizar em 1997, o projeto GEM – Global Entrepreneurship Monitor, a uma iniciativa juntamente com os Estados Unidos e Inglaterra, com o propósito de mensurar o empreendedorismo nos países. Este projeto é considerado um dos mais ambiciososatualmente no que se refere ao acompanhamento e análise do empreendedorismo nos países.
O empreendedorismo brasileiro se deu através da criação das entidades SEBRAE e Softex. Antes disso, pouco se falava no assunto e na criação de pequenas empresas no país, passando 20 anos, o país adentrou