Resenha Empreendedorismo Capitulo 2
Diferenciando Ideias de Oportunidades
Um dos grandes equívocos para um empreendedor é acreditar que sua ideia é inédita ou única. Sendo que o importante realmente é a forma como ele utiliza suas ideias para o crescimento de sua empresa, e como ele utiliza as oportunidades, que essas sim, geralmente são únicas.
É importante se ter consciência de que ideias revolucionarias são raras, produtos únicos não existem e que sempre terá concorrência. O fato de sermos apaixonados pelos nossos projetos podem a nos levar a erros grotescos, como empreendedores, não falarmos a respeito ou revelarmos o projeto a ninguém porque acreditamos que realmente descobrimos a roda pode ser um caminho sem volta. Tem que se ter em mente que produtos devem ser testados, as ideias tem que ser implementadas e desenvolvidas e sem testes não existe este andamento. O planejamento se faz fundamental, procurar antever os futuros problemas em seus projetos pode ser a diferença entre o sucesso e a ruina. Algumas vezes a experiência de alguém também pode transformar um cenário.
O importante não é ser o primeiro a ter a ideia mas sim ser o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atende-la antes que os outros os façam. Uma ideia tem que ser viável, aplicada a um nicho de mercado mal explorado, isso é detectar uma oportunidade. Claro que ideias brilhantes podem dar inicio a uma grande empresa, mas o que realmente faz a diferença é o conhecimento do mercado, a antecipação aos problemas, identificar suas deficiências e principalmente conhecer muito bem a sua concorrência.
Ideia Certa no Momento Errado
O momento da aplicação da ideia é importantíssimo principalmente se a empresa for de tecnologia, principalmente nos dias de hoje onde tudo fica obsoleto rapidamente. Esse é um mercado que exige inovação e agilidade sempre.
Existem outros mercados que evoluem de forma diferentes e bem mais graduais que os de tecnologias, o importante é o