Empreendedorismo
O autor é graduado em Administração pela UFPE, com Mestrado em Administração pela UFPB, Doutorado em Ciências de Engenharia pela Universidade do Porto, Pós-doutor em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Adjunto da Universidade de Pernambuco e professor Adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Autor dos livros "O Fenômeno do Empreendedorismo Criando Riquezas" (Prêmio Belmiro Siqueira 2001) e "Empreendedorismo, Inovação de Empresas e a Lei de Inovação".
O livro é indicado para quem tem ou deseja ter um micro ou pequeno negócio e quer desenvolver o seu lado mais empreendedor. Possui muitas pesquisas e aplicações práticas sobre o tema, ao mesmo tempo em que discorre sobre o espírito empreendedor.
O capitulo 2 do livro começa abordando o processo descrito pelo economista Joseph Schumpeter como "Destruição criativa". Para Schumpeter, todos os empreendedores estão engajados nesse processo que consiste em romper com velhos hábitos com o intuito de gerar novas respostas as carências e desejos de mercado. Para o autor, os segredos de ser um empreendedor são a inovação e o espirito empreendedor.
Neste capitulo foram descritas também as características peculiares dos empreendedores, os quais são mais propensos a aceitar riscos, possuem a habilidade para lutar e decifrar a sua vida profissional e lidar de maneira produtiva com a falta de um quadro mais nítido do que vem pela frente. Alguns empreendedores possuem habilidades inatas, mas muitos necessitam aprende-las.
Segundo Emanuel, "A realidade enfrentada pelo empreendedor esta baseada em uma perspectiva em que a criatividade não depende de inspiração, mas sim de árduo estudo, um ato de vontade". É saber o que procurar e onde procurar.
Ainda