ELETRICA COMPLETA
A eletricidade, que é um fenômeno natural pode ser exercida de diversas maneiras e diversos modos. Na informática ela acaba sendo imprescindível, pois cada componente eletrônico precisa dela para seu funcionamento, mas também ela pode trazer danos para esses tais componentes. Sem uma proteção devida, cada equipamento eletrônico fica a mercê da eletricidade, dando uma falta de segurança e estabilidade. Lembrando que nos sistemas e circuitos deve-se ter uma maior atenção na segurança e proteção, porque com um dado pode-se perder arquivos de grande importância para a empresa trazendo problemas para a mesma. Para que isso não ocorrer existem certos equipamentos para fazer a proteção adequada, tais como: aterramento, nobreak, disjuntores, filtro de linha.
Aterramento: é responsável por descarregar para a terra, toda a carga eletrostática dos componentes, acumulada nele. O sistema consiste em uma viga cravada na terra conectada a um fio, que passa pela casa toda. Seu objetivo é diminuir a variação de tensão elétrica, proteger os usuários de descargas atmosféricas, descarregar cargas acumuladas das máquinas para a terra e facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção.
Atualmente a norma do campo de instalações elétricas é a NBR 5410, essa norma tem três formas de aterramento a TN-S, TN-C e TT.
Nobreaks: É um sistema ininterrupto de energia e um equipamento onde regula a voltagem de energia que chega aos equipamentos onde então conectados a eles. Que através de uma bateria, ele também é responsável por suprir energia quando se tem queda de energia. Os nobreaks são divididos em duas partes off-line e on-line.
Disjuntores: É um dispositivo, que funciona como um interruptor automático, protegendo contra curto-circuitos e sobrecargas elétricas. Sua funcionalidade é detectar e interromper imediatamente picos de corrente que possam causar danos á instalação elétrica. Existem diversos tipos de disjuntores, por exemplo, disjuntores térmicos,