Efeitos Nutricionais do câncer
Como o câncer é uma doença catabólica, o paciente pode sofre uma série de efeitoszes em seu metabolismo provocados pelo tumor, tais como desnutrição e baixo peso (caquexia), enfraquecimento do sistema imunológico, resistência à insulina, pneumonias decorrentes da redução da massa muscular diafragmática, edema e atrofia dos hepatócitos, esteatose hepática, síndrome de má absorção, translocação intestinal de micro-organismos, diminuição das vilosidades intestinais, entre outros.
Os tratamentos de quimioterapia e de radioterapia causam efeitos que influenciam no estado nutricional do paciente. A ação dos quimioterápicos não fica apenas nos tecidos malignos;
Atinge também células sadias, provocando efeitos como: mucosite, glosite, estomatite, esofagite, náuseas, vômitos, obstipação ou diarreia, alteração de paladar e olfato, como dor ao engolir, xerostomia. Na radioterapia aplicada na cabeça e pescoço, ocorre a desnutrição dos dentes e gengivas, prejudicando a ingestão alimentar e o estado nutricional.
Referência: Livro curso didático de nutrição- Copyright ©2013(Gisele Bizon Benetti)
O tratamento para câncer de cabeça e pescoço geralmente inclui uma abordagem multimodal com quimioterapia agressiva, radioterapia, e muitas vezes cirurgia. A terapia de radiação para a cabeça e pescoço pode causar sintomas agudos relacionados com a nutrição: dor na boca, alteração do paladar e do olfato, disfagia e odinofagia, mucosite, xerostomia, anorexia, fadiga e perda de peso. (Havrila et al.,2010). Colocação profilática de tubos de alimentação na gastrostomia endoscópica percutânea (GEP) ode ajudar a reduzir a perda de peso e desnutrição associadas ao tratamento (Candy, 2007).
Efeitos tardios da radioterapia podem incluir cárie, xerostomia permanente, trismo (incapacidade de abrir totalmente a boca) e osteorradionecrose da mandíbula (necrose do osso causada pela exposição à terapia de radiação)
Referência: Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia/