Efeitos da privação do sono em crianças na idade escolar
PROPOSTA DE PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO
EFEITOS DA PRIVAÇÃO DO SONO NAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
2010/2011
RESUMO
O sono é fundamental no bem-estar físico e psicológico do ser humano. Em especial nas crianças, as implicações da privação do sono são especialmente lesivas do desenvolvimento saudável na infância. Crianças em idade escolar, concretamente até aos 12 anos de idade, deveriam ter um período de sono de 11 a 12 horas. A privação do sono pode estar associada a perturbações na eficiência da memória. Investigação recente tem evidenciado os problemas de sono como uma das queixas mais frequentes na infância.
Actualmente, tendo em conta o ritmo acelerado do estilo de vida das famílias, os hábitos de sono das crianças estarão reduzidos em relação ao que seria desejável. O presente estudo procura estabelecer uma relação entre os hábitos de sono e a memória de crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, em meio urbano. A hipótese deste trabalho, para uma amostra final de 260 crianças, estima que crianças com padrões de sono inferiores (8 a 9 horas) apresentam resultados mais baixos ao nível da memória comparativamente com as crianças com períodos de sono superiores (11 a 12 horas).
Para avaliar os seus efeitos nos índices de memória (variável dependente), a variável independente - número médio de horas de sono diárias - foi manipulada através da constituição de dois grupos de 130 crianças: o grupo experimental que terá um período médio de sono de 8 a 9 horas, durante 4 noites e o grupo de controlo que manterá um período médio de sono de 11 a 12 horas.
Será realizado um delineamento de grupos independentes aleatórios, sendo aplicados testes de memória aos dois grupos, em dois momentos diferentes (antes e depois da manipulação experimental). A validade interna do estudo será assegurada mediante o balanceamento e a manutenção das condições constantes, já que a amostra