Progressões horizontais e remuneração variável
A progressão horizontal é a que ocorre como decorrência do aumento da maturidade pessoal e profissional que levam à melhoria da eficácia organizacional e não está vinculada à alteração do cargo.
Com um programa de crescimento horizontal a empresa estimula o aprimoramento das competências, permite remunerar de maneira diferenciada profissionais com desempenho destacado com maior nível de contribuição para os resultados da empresa, propiciando perspectivas de crescimento para os mesmos.
A formulação dos critérios pelos quais os funcionários serão avaliados é imprescindível para dar credibilidade do processo e permite ao gestor avaliar e recompensar seus funcionários de modo uniforme e objetivo.
Esta forma de gerenciamento da remuneração só produz resultados positivos se o gestor empenhar-se no acompanhamento e avaliação dos seus funcionários, buscando, com a maior clareza possível, confirmar o desenvolvimento da maturidade dos seus funcionários. A elevação da maturidade pessoal e profissional deve necessariamente ser materializada pela obtenção de resultados cada vez melhores.
Não deve jamais ser concedida uma progressão salarial horizontal de maneira automática. Esta é o resultado de um processo permanente de avaliação que visa reconhecer o mérito do funcionário cujo esforço em se desenvolver como pessoa e profissional contribui de maneira crescente e comprovada para o crescimento da Empresa.
A aferição do grau de maturidade do funcionário deve ser realizada por meio de um acompanhamento formal, evitando a subjetividade no momento da avaliação.
Os impactos do aumento da folha de pagamento devem ter a contrapartida no aumento da produtividade e lucro da empresa.
Há vários fatores que podem ser considerados para aferição do desenvolvimento da maturidade do funcionário. Eles devem estar relacionados com os objetivos da Empresa e seus valores e com as competências determinadas no desenho de cargos. A seguir