Introdução a engenharia ambiental
Como acontece - Seu uso é estritamente regulamentado e somente pode ocorrer sob prescrição e supervisão de um agrônomo. Os agroquímicos são usados para controlar pragas ou doenças que de outra forma inviabilizariam as plantações afetando todo o suprimento de alimento das grandes populações urbanas. Existem diversos tipos de agroquímicos que agem sobre insetos, fungos, ácaros e ervas daninhas.
Problemas - Problemas ambientais: contaminação do solo, do ar e de lençóis freáticos (que levam os compostos a outros locais, inclusive para o consumo humano e animal e outros sistemas vegetais) A ação dos agrotóxicos sobre a saúde não é boa e muitas das vezes pode até ser fatal, os sintomas são variáveis. Náuseas, tonteiras, dores de cabeça, alergias, e até mesmo lesões renais, hepáticas e os cânceres. As intoxicações podem ser subdivididas em agudas e crônicas, sendo que nas primeiras os sintomas surgem rapidamente, podendo ocorrer de forma leve, moderada ou grave, onde os sinais e sintomas são nítidos e objetivos. Já a intoxicação crônica caracteriza-se por surgimento tardio, após meses ou anos, podendo acarretar danos irreversíveis.
Soluções - * opte por alimentos que possuam ciclos curtos de cultivo, afinal menos tempo de cultivo, menor a quantidade de agrotóxico.
* se o alimento tem casca, retire-a.
* prefira frutas e verduras da época, se o cultivo não é forçado ou seja, é natural, menos produtos químicos.
* higienize verduras e frutas deixando-as de molho por 20 minutos numa solução com 1 litro de água e quatro colheres de vinagre ou 01 colher de sopa de bicarbonato de