Introducao a engenharia ambiental
A qualidade de vida da população depende de condições de saúde, educação, convívio social e padrões materiais (que são influenciados pela qualidade do meio ambiente natural, social e cultural).
A conservação e manutenção de saúde decorrem de acesso a alimentos e água, saneamento, educação, condições de trabalho e habitação e, principalmente, cuidados preventivos (pois prevenir é melhor do que recuperar e restaurar a saúde danificada por doenças e desequilíbrios.
Além da saúde mental, psíquica, física, individual e social, é necessário cuidar da saúde ambiental. 2) Quais são as dificuldades existentes para o atendimento dessas necessidades da população? A “fórmula” para uma qualidade de vida, em teoria é simples, mas existem muitos problemas a serem resolvidos para passá-la para a prática. Existe um conflito freqüente entre os códigos e legislações sanitários com os códigos ambientais. Além do corporativismo e do parasitismo que está presente nas corporações do sistema de saúde, que recompensa os atendimentos e internações, mas não a prevenção dos danos à saúde, fica claro o interesse do sistema de saúde, que não quer investir em um caminho que poderá reduzir seus lucros, já que, com investimento na prevenção iria diminuir os casos de doenças, diminuindo assim a necessidade de investimentos na área de saúde. 3) Descreva os impactos negativos decorrentes das atividades antrópicas sobre a saúde da população.
Devido ao lixo e à sujeira presentes no ecossistema urbando, temos a proliferação da fauna antrópica. São várias as doenças causadas por alguns desses animais, tais como a raiva – transmitida por ratazanas, escorpiões, morcegos hematófagos – e a dengue – transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 4) Quais são os danos causados à saúde da população pela poluição atmosférica?
A poluição atmosférica faz aumentar o número de doenças