Efeitos da Interferência Eletromagnética
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIAS DE ENERGIAS E DE MEIO AMBIENTE
DIMITRI-ALEXANDER LENINE BIVAR RIBEIRO
FILIPE MAGALHÃES SERPA
EFEITOS DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA
FORTALEZA
2013
12.5 Efeitos de interferência eletromagnética
12.5.1 Visão Geral do Problema
A Interferência Eletromagnética, IEM, é uma perturbação eletromagnética que interrompe, obstrue ou degrada o desempenho eficaz da eletrônica ou de equipamentos elétricos. Através IEM, as turbinas eólicas podem ter impactos negativos sobre uma série de sinais importantes para o bem estar humano. Em atividades tais como televisão, rádio, microondas, ligações fixas de radio, telefones celulares, e radar (ver National Academy of Sciences, 2007).
Figura 12.8 Dispersão de sinais eletromagnéticos de uma turbina de vento (Wagner et al., 1996). Reproduzido com a permissão da Springer-Verlag GmbH and Co. 574 Wind Energy Explained: Theory, Design and Application
As turbinas eólicas podem constituir um obstáculo para a incidência de ondas eletromagnéticas, que podem ser refletidas, dispersas, ou difratadas pelas turbinas eólicas. Como se mostra esquematicamente na Figura 12.8 (Wagner et al., 1996), quando uma turbina eólica é colocada entre rádio, televisão, radar, ou transmissor e receptor de microondas, por vezes, pode refletir porções da radiação electromagnética, de tal maneira que a onda refletida interfere o sinal original que chega ao receptor. Isso pode fazer com que o sinal recebido possa ser significativamente distorcido. Alguns parâmetros-chave que influenciam o grau de interferência eletromagnética (IEM), causada por turbinas eólicas incluem:
. tipo de turbina eólica (isto é, turbina eólica de eixo horizontal ou vertical);
. dimensões da turbina eólica;
. velocidade de rotação da turbina;
. material de construção da lâmina;
. ângulo da lâmina e geometria da torre.
Na prática, o