Fricassê de frango
O Historiador inglês Peter Burke na sua obra “O que é História cultural” nos mostra o resurgimento do interesse pela mesma, ele também esclarece o que os Historiadores culturais fazem. Burke afirma que não existe uma resposta sólida ainda sobre o que é Historia cultural, porém houve uma movimentação da atenção dos objetos para os métodos empregados e a intensificação com o interesse para os símbolos e suas interpretações o que de fato faz com que a torne bem confusa, por isto Burke divide a Historia cultural em várias fases a clássica, entre 1800 e 1950, História Social da Arte, que começou na década de 1930, História da Cultura Popular, surgida na década de 1960, Nova História Cultural, a partir da década de 1980. Mas para entender o que seria Historia Cultural primeiramente teríamos que entender o que e cultura? A definição na visão antropológica e a mais satisfatória por ser considerada abrangente,cultura seria todo sistema que reúne conhecimento, crenças, hábitos, lei e moral adquiridos pelo homem como individuo constituinte da sociedade.
A Antropologia foi amplamente estudada pelos historiadores, os mesmos movimentaram seu interesse para a percepção de alterações na sociedade, faziam estudos do cotidiano, festas tradicionais e superstições..
Com a evolução do movimento e sua chegada à fase atual a nova história cultural destacava uma nova ideia de se escrever a historia incluindo agora a mentalidade, as suposições e os sentimentos se tornando dessa forma mais “popular” e inventiva.