REDES DE COMPUTADORES II
Ocorre quando dois circuitos ou canais compartilham um mesmo ramo, conforme representado abaixo.
Sendo o circuito 1 (um) de alimentação elétrica e o 2 (dois) um canal de telecomunicações, então se uma corrente interferente migrar do circuito 2 (dois) para o circuito 1 (um), por meio do ramo compartilhado por eles, esta não terá intensidade suficiente para prejudicar o funcionamento do sistema elétrico, no entanto, se o contrário ocorre, ou seja, se uma corrente parasita (interferente) for conduzida de 1 (circuito1) para 2: (circuito 2), ela poderá prejudicar significativamente a transmissão de sinais no canal de telecomunicações.
Na prática, o acoplamento condutivo ocorre, com certa frequência, quando dois canais ou circuitos compartilham diretamente um mesmo sistema de aterramento.
Acoplamento Capacitivo
Este tipo de acoplamento ocorre entre cabos de alimentação elétrica e de telecomunicações instalados paralelamente em um dado trecho.
O acoplamento capacitivo entre dois canais, representado, na figura a seguir, como CPT (capacitância entre o circuito de potência e o canal de telecomunicações), é responsável pelo acoplamento elétrico entre esses dois circuitos. O valor dessa capacitância varia em função da distância entre eles e será maior, quanto menor a distância de separação entre os dois circuitos: interferente e interferido.
Onde:
Cpt, é a capacitância entre o circuito de potência e o canal de telecomunicações;
Zpt, é a impedância entre o circuito de potência e o canal de telecomunicações;
CPG, é capacitância entre o circuito de potência e a terra;
CTG, é capacitância entre o circuito de telecomunicações e a terra.
Acoplamento Indutivo
Ocorre devido à indutância mútua entre dois ou mais canais, conforme a figura a seguir.
A indutância mútua gerada entre dois canais é responsável pelo acoplamento indutivo entre eles. Quando uma corrente flui em um circuito