Efeito Doppler
Efeito doppler
Este efeito é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo da aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador.
Vamos pensar assim: qual a diferença entre as sensações provocadas em nossos ouvidos por dois sons de frequências diferentes? Para poder perceber isso, pense na seguinte escala musical, e tente cantá-la:
dó ré mi fá sol lá si do
Ao cantarmos essa escala, temos a sensação de que alguma “coisa” aumenta. Essa “coisa” é a frequência do som. A frequência do ré é um pouco maior do que a do dó, e assim por diante. Dados dois sons, A e B, de frequências fA e fB, com fB > fA, dizemos que: “A é mais grave do que B” ou “B é mais agudo do que A”. Assim na escala acima, podemos dizer, por exemplo: “sol é mais agudo que mi” ou “ré é mais grave que fá”.
Talvez você já tenha observado que o som da sirene de uma ambulância ou de um avião parece ser mais agudo durante a aproximação do veículo do que durante seu afastamento. Na realidade, a frequência emitida é sempre a mesma, o que muda é nossa sensação auditiva.
Fonte da imagem: http://py1wx.files.wordpress.com/2011/06/efeito-doppler.jpg Considerando a situação representada na figura acima. A primeira pessoa está parada, vendo o avião se deslocar na direção da segunda pessoa. A primeira pessoa escuta um som mais grave, devido a velocidade com que as ondas sonoras se aproximam dela (as compressões ficam mais distantes). Já a segunda pessoa escuta um som mais agudo, por causa da sobreposição das ondas sonoras, devido a aproximação da fonte dessas ondas (as compressões fica mais próximas).
Podem ocorrer diversas situações dessa forma: fonte em repouso e observadores em movimento, fonte em movimento e observadores em repouso, e ainda ambos em movimento, com velocidades distintas. Em todos esses casos, a frequência ouvida é diferente da frequência emitida pela fonte. Esse efeito é denominado EFEITO