Efeito doppler
O Efeito Doppler a variação de freqüência produzida pelo movimento relativo do fluido, quando as ondas são refletidas pelas partículas móveis do mesmo. Os emissores projetam um feixe contínuo de ultra-som na faixa de centenas de Khz.
Descoberto em 1842 na aplicação industrial, quando um raio ultra-sônico é projetado em um fluido não-homogêneo, alguma energia acústica é refletida de volta para o elemento sensor. Como o fluido está em movimento com relação ao elemento sensor e o som espalhado se move com o fluido, o sinal recebido difere do sinal transmitido de um certo desvio de frequência, referido como o desvio de frequência Doppler. Este desvio de frequência é diretamente proporcional a vazão.
Estes medidores não são normalmente usados com fluidos limpos, porque uma quantidade mínima de partículas ou bolhas de gás devem estar no fluido. As bolhas de gás podem ser criadas no fluido para fins de medição. A precisões geralmente variam de + 2 a ± 5% da vazão medida. Não há usualmente restrições para a vazão ou para os números de Reynolds, exceto que a vazão deve ser suficientemente rápida para manter os sólidos em suspensão.
Desde que as partículas movimentam-se com o fluido, o efeito Doppler faz com que as ondas sejam captadas pelo elemento receptor em freqüência diferente da transmitida e a diferença será tanto maior quanto maior a velocidade, ou seja, há relação com a vazão do fluxo.
Aplicação
Como com o tempo de trânsito e outros medidores de vazão, a tubulação deve estar completamente cheia, para se ter a medição da vazão correta. O transdutor com efeito Doppler indica a velocidade em uma tubulação parcialmente cheia, desde que o transdutor esteja abaixo do líquido na tubulação. Os fabricantes especificam a distancia mínima do medidor para os provocadores de distúrbio, comon válvula, cotovelo, te, bombas, tipicamente 10 a 20 D antes e 5 D depois do medidor.
O medidor a efeito Doppler se baseia nas bolhas ou partículas no fluido para