Efeito doppler
O efeito Doppler é a aparente variação de freqüência produzida pelo movimento relativo de um emissor e de um receptor de freqüência. No caso, esta variação de freqüência ocorre quando as ondas são refletidas pelas partículas móveis do fluido. Nos medidores baseados neste princípio, os transdutores-emissores projetam um feixe contínuo de ultra-som na faixa das centenas de khz. Os ultra-sons refletidos por partículas veiculadas pelo fluido têm sua freqüência alterada proporcionalmente ao componente da velocidade das partículas na direção do feixe. Estes instrumentos são, conseqüentemente, sensíveis ao tipo de partícula. http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/petrobras/instrumentacao_basica.pdf 4.4) Medidor de vazão ultra-sônico
Os medidores de vazão ultrassônico possuem dois tipos diferentes conforme abaixo: tempo de propagação ou tempo de trânsito e a efeito Doppler.
Para a maioria dos medidores ultrassônicos, a energia elétrica é usada para excitar um cristal piezoelétrico em sua frequência de ressonância. Esta frequência de ressonância é transmitida na forma de onda, viajando a velocidade do som, no fluido e no material onde o cristal está tocando. 4.4.1) Tipo Diferença de Tempo
O medidor de vazão ultra-sônico a diferença de tempo ou tempo de trânsito mede a vazão, medindo o tempo gasto pela energia ultra-sônica atravessar a seção do tubo, indo a favor e contra a vazão do fluido dentro da tubulação. O tempo de propagação da onda ultra-sônica, através do fluido, é diferente, quando no sentido da vazão e quando no sentido contrario.
A diferença no tempo de trânsito das ondas, a favor e contrario a vazão, é proporcional a vazão do fluido. Há uma diferença de tempo de propagação, por que quando a onda viaja contra a vazão, a sua velocidade é levemente diminuída e quando viaja a favor da vazão, a velocidade da onda sonora é levemente aumentada.
Neste medidor, uma onda de pressão de alta freqüência é projetada,