Comunicacao organizacional - estudo de caso
A Organização ML Serviços Financeiros opera no mercado de cobrança de crédito, com vinte e três anos no mercado, cinco centrais de cobrança em São Paulo e cinqüenta e cinco escritórios pelo Brasil. Uma de suas metas é dar aos funcionários propósito e direção, fornecer instruções específicas, assim como receber avaliações de desempenho o funcionário também deve ter o retorno sobre os resultados de seus esforços. Dessa forma direcionar uma análise da situação, com algumas das ferramentas de comunicação no processo organizacional desta empresa.
Este estudo tem como objetivo avaliar os métodos de comunicação organizacional. A questão principal é: como maximizar a informação de maneira semelhante e abordar a todos os colaboradores de forma igualitária? Como atender aos clientes, de maneira padrão e com qualidade?
Nessa estrutura são apresentadas inicialmente algumas características observadas na empresa, de maneira que para ter uma melhor análise é proposto implantar instrumentos de comunicação fundamentados em outros autores. E por fim a pratica proposta pela organização.
1.0 PESQUISA PRELIMINAR
A organização tem como missão “prover a indústria de crédito e cobrança, com serviços e soluções inteligentes, eficazes e criativas, que maximizem o resultado operacional dos nossos clientes, criando valor para nossos acionistas e colaboradores.” E a visão “Ser conhecida e respeitada como a melhor empresa do segmento por sua atuação altamente especializada, profissional e cumpridora da Lei, de forma ética, transparente, eficaz e excelente na Prestação de serviços”.
Cujos maiores clientes são: BMW; Banco CNH Capital; Banco Mercedes – Benz; Banco Safra; Banco Ficsa; Banco Honda; Itaú; Bradesco e Banco Volkswagen. Apóia as ações sociais, como as instituições Projeto Vida Ativa, Instituto Você Quer Você Pode, Mão na Massa, PIVI – Programa de Incentivo à Vida.
A empresa contém um grande número de colaboradores, e pode ser analisado por dois modelos de