Resenha Cr Tica
Nome: João Henrique Santos de Andrade
Curso: Administração Data de entrega: 04/05/2015
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
REICHER, Ricardo; SILVA DA FONSECA, Valéria. Comprometimento Organizacional e Comunicação Interna como ferramenta estratégica: Um estudo de caso. Rio de Janeiro, XXXVI Encontro da ANPAD, 22 a 26 de setembro de 2012. 2 Resumo
O artigo é constituído por cinco partes, resumo, introdução, Base Teórico-Empírica, Procedimentos metodológicos, a situação em foco e as considerações finais.
No resumo o artigo descreve um estudo realizado dentro da empresa Alpha no período de 2007-2009 com o objetivo de verificar a influência da adoção da comunicação interna como ferramenta estratégica no comprometimento do grupo de dirigentes de nível estratégico desta organização.
A introdução apresenta a importância do tema na atualidade, ressaltando a os benefícios ao aumento da produtividade em efeito da utilização da comunicação e comprometimento organizacional. Além disso, também é demonstrado como é necessário que as empresas se reestruturem de acordo a atender as novas mudanças ambientais, repensando suas formas de comunicação interna.
Foi possível verificar que na literatura ainda falta um pouco de consenso com relação a definição de comprometimento organizacional, entretanto podemos afirmar que no âmbito acadêmico, o termo assume o sentido de adesão indicando forte envolvimento do indivíduo com os diversos aspectos do contexto do trabalho.
A Empresa pesquisada adotou como procedimento estratégico a comunicação interna através de reuniões semanais, ao invés de e-mails e memorandos. Desta forma os funcionários passaram a se conhecer melhor esse interagir melhor.
A Base Teórico-Empírica do trabalho nos fornece um conteúdo bastante amplo de vários autores sobre o assunto, ressaltando a importância que o assunto tem dentro da gestão das organizações em face do novo cenário ambiental e com isso percebemos que existe bastante coerência relacionado as