Efeito do treinamento combinado e aeróbio no controle glicêmico no diabetes tipo 2
Autor/data/país e idioma de publicação: Antônio Renato Pereira Moro, Rodrigo da Rosa Iop, Franciele Cascaes da Silva, Paulo José Barbosa Gutierres Filho. 2012 abr/jun , Florianópolis, SC - Brasil, Português.
Periódico/ qualis/citação do periódico: 0103-5150/Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso)/ B1/EDUCAÇÃO FÍSICA/Atualizado.
Tipo de estudo/ método utilizado e principais comparações de intervenções: Comparativo, avaliativo onde se tem duas modalidades de treinamento, o combinado (aeróbio e resistido) e o aeróbio, no controle glicêmico no diabetes tipo 2./ Métodos: A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo quase-experimental. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: treinamento combinado (n = 12) e treinamento aeróbio (n = 12); ambos foram avaliados no início e final do estudo. A concentração sérica de glicose foi determinada pelo sistema vitros e a hemoglobina glicosilada foi determinada pelo método cromatografia via Líquida de Alta performance. O treinamento foi realizado três vezes por semana, com duração total de 20 semanas. Os dados são expressos em média e desvio-padrão. Foi aplicado o teste t pareado (p ≤ 0,05) para comparar a média basal e após 20 semanas de treinamento.
Amostra/Quantas pessoas sofreram as intervenções, perfil das pessoas (mulheres, idosos, homens, crianças): Foram selecionados 24 participantes, de ambos os gêneros, sedentários, com média de idade de 60,41 ± 7,87.
Protocolo/Atividade Física (qual atividade, quantas vezes por semana, quanto tempo durava uma atividade e por quanto tempo foi aplicado o protocolo e intensidade): O treinamento foi realizado três vezes por semana, com duração total de 20 semanas. Os dados são expressos em média e desvio-padrão. Foi aplicado o teste t pareado (p ≤ 0,05) para comparar a média basal e após 20 semanas de