EFEITO DO pH À DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE TAMPÃO-FOSFATO.
Acadêmicos (as):
Gabriele Soares de Andrade – 4º Período
Lídia M. dos Santos – 3º Período
Tatiane da Piedade Batista – 3º Período
Thays Tives Schineider Wolff – 3º Período
EFEITO DO pH À DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE
TAMPÃO-FOSFATO.
Relatório nº1, submetido a as avaliações bimestrais do 3º/4º período.
CURITIBA
2014
1 INTRODUÇÃO pH A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais.
As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.
A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será, veja o pH de algumas substâncias:
Ácido de bateria - < 1,0
Coca-Cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução, as substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH. Escala de pH
Exemplos de pH de soluções usadas no cotidiano
Exemplos de indicadores são o papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol