Efeito do pH a diferentes concentrações
Efeito do pH a diferentes concentrações
Relatório N° 1, submetido às avaliações bimestrais da disciplina de Bioquímica
Geral do curso de Estética e Cosmética
1° e 2° Período – Noturno
Prof .................................
Aluno(a)..........................
Curitiba
201_
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE
Profª Neuza Maria Ferraz de Mello Gonçalves
EFEITO DO pH A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE TAMPÃO-FOSFATO
1. INTRODUÇÃO. pH: o pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH- Valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais.
O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura. pH é o símbolo para a grandezafísico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade oualcalinidade de uma solução líquida.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemãopotenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon dehidrogênio (H+).
Às vezes é referido do latimpondus hydroge.
Tampão fosfato-salino ou phosphate buffered saline (abreviado PBS) é uma solução tampão comumente utilizada em bioquímica. É uma solução salina, contendo cloreto de sódio, fosfato de sódio e,