Efeito do ph e da temperatura
1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
3- MATERIAS E MÉTODOS
4 – RESULTADOS
5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
1- INTRODUÇÃO
Enzimas são proteínas que catalisam uma reação química específica e em sua maioria são conjugadas, estando associadas a grupos não-protéicos. Sua atividade catalítica depende da conservação da sua estrutura original e qualquer variação nessa estrutura altera significativamente sua atividade.
Uma característica comum de todas as enzimas é a presença e uma fenda em sua estrutura, formada principalmente por resíduos de aminoácidos hidrofóbicos dentro dos quais se fixam o substrato. Certos resíduos de aminoácidos que são responsáveis pela interação estérica com o substrato e, portanto, pela especificidade do sistema, estão localizados nesta fenda, bem como os aminoácidos envolvidos no aspecto catalítico da reação. Na maioria dos casos estes resíduos são do tipo iônico e mais reativo. Além disso, a união dos íons precedentes da solução podem também cooperar na presença do substrato na catálise da reação.
2-OBJETIVOS
2.1-Comparar a atividade enzimática em relação à temperatura, pH e concentração.
3-MATERIAIS E MÉTODOS Avaliação da Temperatura. 3.1-Preparou-se uma solução de saliva 10% e desta foram adicionados 2mL em 3 tubos diferentes com identificação devida. Em outros 3 tubos também identificados preparou-se a solução de substrato contendo: 2,0mL de solução de amido 2,0mL de NaCl 0,1M e 2,0 mL de solução tampão pH 6,8. Cada um dos tubos contendo as soluções de saliva e de substrato foram colocados em temperaturas diferentes durante 5 minutos, conforme o quadro abaixo:
1 tubo 2,0mL de amido, 2,0mL tampão fosfato pH 6,8-(5 minutos- 37°C)
2tubo 2,0mL de amido, 2,0mL tampão fosfato pH 6,8( 5 minutos-gelo) 3tubo 2,0mL de amido, 2,0mL tampão fosfato pH 6,8( 5 minutos-banho maria).
3.2 Efeito do pH