Relat Rio Micro
O termo crescimento microbiológico refere-se a um aumento do número de células e não ao aumento das dimensões celulares. O Crescimento Microbiano esta associado ao crescimento de uma população de células.
Existem vários Fatores que são necessários para o crescimento como, por exemplo: Fatores físicos: PH, temperatura, NACL e Fatores químicos como fontes de carbono, nitrogênio, fósforo, enxofre, oligoelementos, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento.
No crescimento da temperatura os microrganismos crescem bem nas temperaturas ideais para os seres humanos. No entanto, certas bactérias são capazes de crescer em temperaturas extremas, onde a maioria dos organismos eucarióticos não sobreviveria. Os microrganismos são classificados em três grupos primários considerando as variações na temperatura de crescimento: psicrófilos (crescem em baixas temperaturas), mesófilos (crescem em temperaturas moderadas) e termófilos (crescem em altas temperaturas). A maioria dos microrganismos cresce dentro de variações limitadas de temperatura, sendo que a temperatura máxima e mínima de crescimento podese distanciar somente em 30ºC.
Os microrganismos retiram da água, presente no seu meio ambiente, a maioria dos seus nutrientes solúveis. A água presente dentro da célula pode ser removida por elevações na pressão osmótica. Quando uma célula microbiana se encontrar em uma solução contendo uma concentração de sais superior àquela do interior da célula ocorrerá à passagem da água de dentro da célula, através da membrana plasmática, para o meio extracelular. A perda de água por osmose causa a plasmólise ou diminuição da membrana plasmática da célula. A importância deste fenômeno está na inibição do crescimento no momento em que a membrana plasmática se separa da parede celular. Assim, a adição de sais em uma solução, com consequente aumento da pressão osmótica, pode ser utilizada na preservação dos alimentos, pois a alta concentração de sal ou
de açúcar remove a água do