Efeito de silicio no refino de grão com adição de titanio e boro
“Nadir Dias de Figueiredo”
PROJETOS DE PESQUISA
TECNOLOGIA EM PROCESSOS
METALÚRGICOS – 1º SEM 2015
O EFEITO DO TEOR DE SILÍCIO NO REFINO DE
GRÃO NAS LIGAS HIPOEUTÉTICAS DE AL-SI COM
ADIÇÃO DE TITÂNIO E BORO
Humberto Zambelli Da Silva
Mauricio André Sacramento
Prof.: JEFERSON MALAVAZZI
OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Esse trabalho tem como objetivo a investigação do efeito do teor de silício no refino do grão de ligas hipoeutéticas de Al-Si..
Avaliar as ligas padrão de Al –Ti e Al-B separadamente para isolar a interação do Ti e do B com o Si de forma a desenvolver melhores coadjuvantes usados no refino de grão. JUSTIFICATIVA
O efeito do teor de silício no refino do grão de ligas hipoeutéticas de Al-Si foi investigado. Granulações menores ocorrem em concentrações de ~2% em peso de silício onde o intervalo de solidificação de ligas hipoeutéticas de Al-Si é maior.
O refino do grão por meio de adição de titânio falha em atender as expectativas uma vez que o titânio começa a ser removido do material fundido por meio da transformação dos compostos Ti-Si acima da concentração de 5% em peso de silício.
A alta concentração de alumínio calculada da linha do liquidus Al-Si-B sugere que o composto AlB2 primário é formado em concentrações de Si de ~4% em peso. Enquanto que se obtém uma perfeita ação de refino dos grãos em ligas hipoeutéticas de Al-Si com menos de 4% em peso de Si, por outro lado o boro falha nesta ação quando o teor de silício é menor.
INTRODUÇÃO
Uma estrutura de grão fino melhora a homogeneidade do material fundido pelo refino e distribuição das fases secundárias e micro-porosidade.
Estas características melhoram a resistência, limite de escoamento, a conformação, acabamento superficial e usinabilidade da peça fundida.
Uma boa prática de refino do grão evita o aparecimento de trincas de contração permitindo um aumento na velocidade de fundição.
O emprego de uma liga padrão