Obtenção e Aplicação do Aços-Liga
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS –FAMETRO
CURSO TECNOLOGO: GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
AÇOS-LIGA
OBTENÇÃO E APLICAÇÃO
MANAUS-AM
ELTON PAIXÃO DE OLIVEIRA
FRANCINETE GONÇALVES DE OLIVEIRA
AÇOS-LIGA
OBTENÇÃO E APLICAÇÃO
Trabalho apresentado para obtenção de conhecimento na disciplina de Processos de Fabricação, ministrada pelo professor Raphael Lage, do curso Tecnológico em Gestão da Produção Industrial, da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO
MANAUS-AM
Obtenção do Aço-liga
O aço é uma liga de ferro-carbono, produzido nas siderúrgicas por diferentes processos, na maioria das vezes pelo refino de gusa (obtido em altos fornos pela transformação do minério de ferro), pela refusão da sucata e em menor quantidade, por redução direta do minério.
Preparo da Matérias-Primas
As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são: o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral. Ambos não são encontrados puros na natureza, sendo necessário então um preparo nas matérias primas de modo a reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência do processo.
Produção de Gusa (Alto-forno)
Esta parte do processo de fabricação do aço consiste na redução do minério de ferro, utilizando o coque metalúrgico e outros fundentes, que misturados com o minério de ferro são transformados em ferro gusa. A reação ocorre no equipamento denominado Alto Forno, e constitui uma reação exotérmica. O resíduo formado pela reação, a escória, é vendida para a indústria de cimento.
Após a reação, o ferro gusa na forma líquida é transportado nos carros-torpedos (vagões revestidos com elemento refratário) para uma estação de dessulfuração, onde são reduzidos os teores de enxofre a níveis aceitáveis. Também são feitas análises da composição