Superligas
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
Materiais Metálicos
Seminário S5 – Grupo 6
Superligas a Base de Ni, Co, Ni-Fe
Prof. Dr. Nelson Guedes de Alcântara
Flávio Yuiti Iguti
Gabriel Carvalho da Cunha
Jvanilson Adair M. L. Cardoso
Rafael Nakazato Récio
Introdução
O termo “superligas” foi utilizado pela primeira vez logo após a Segunda Guerra Mundial para descrever um grupo de ligas desenvolvidas para o uso em turbocompressores e turbinas de avião que exigiam alto desempenho em elevadas temperaturas.
O conceito de “turbina” já vinha sendo estudado muito tempo antes da década de 40 do Século XX, mas sua utilização prática como meio propulsor de uma aeronave só foi possível graças ao desenvolvimento das superligas. O francês, Maxime Guillaume, patenteou a turbina de fluxo axial em 1921, de desenho muito similar as turbinas modernas, porém nunca foi construída. Somente em 27 de agosto de 1939 o primeiro avião a jato voou, o alemão Heinkel He 178.
Figura 1: Heinkel He 178 V1, primeiro avião a jato a alçar vôo.
Em abril de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, o também alemão Messerschmitt Me 262 tornou-se o primeiro avião de caça movido a turbinas a entrar em operação.
Figura 2: Messerschmitt Me 262
Pode-se dizer que a necessidade de se construir aviões mais velozes e que voassem a altitudes maiores impulsionou o desenvolvimento das turbinas, e conseqüentemente, o surgimento de ligas especiais que atendessem os requerimentos necessários para o funcionamento adequado dos motores.
O uso muito difundido das superligas em turbinas junto com o fato de que a eficiência termodinâmica das turbinas aumenta com o aumento da temperatura de operação teve, em parte, motivado o aumento da temperatura máxima de uso das superligas. O gráfico abaixo mostra a evolução das superligas no que diz respeito à capacidade à altas