Ligas de niquel
PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA-PIPE
GIOVANA DE FÁTIMA MENEGOTTO
LIGAS DE NÍQUEL
Trabalho apresentado a disciplina de Materiais para Altas Temperaturas do Programa de
Interdisciplinar de Pós-graduação em
Engenharia – PIPE da Universidade Federal do
Paraná - UFPR.
Profa: PhD. Ana Sofia Clímaco M. D’Oliveira
CURITIBA, 2010
Níquel e suas ligas
O níquel puro possui densidade de 8,9 g/cm3, ponto de fusão 1453 ºC e estrutura cristalina
CFC. É um metal dúctil e tenaz sendo utilizado principalmente na melhoria de resistência mecânica a altas temperaturas e resistência à corrosão, para uma ampla faixa de ligas ferrosas e não-ferrosas. As ligas de Níquel também podem apresentar estabilidade dimensional, resistência à fragilidade pelo enxofre, entre outras.
O níquel na condição recozida é suficientemente dúctil para poder ser trabalhado a frio, e na condição encruada, resultado deste trabalho, apresenta dureza suficiente para garantir uma razoável resistência ao desgaste [1].
Classificação, designação e principais características das ligas de Ni
As ligas de níquel, normalmente são divididas em: níquel comercialmente puro, ligas binárias, ligas ternárias, ligas complexas e superligas. Além dessa classificação, podem ser reunidos em dois grupos: as ligas de Níquel endurecidas pela formação de solução sólida e as ligas de Níquel endurecidas pelo tratamento térmico de solubilização e precipitação. Entretanto, o Níquel e suas ligas podem ainda ser endurecidas por trabalho a frio.
As ligas à base de Níquel podem ser fundidas ou trabalhadas, porém o uso das ligas fundidas é mais adequado porque as adições de Ti e Al, necessárias para aumentar a resistência mecânica, elevam a temperatura de conformação a temperaturas, dificultando o processamento e a estrutura obtida através da fundição resiste mais à fluência do que a estrutura trabalhada. Além disso, algumas ligas com teores maiores de